Feira de experimentos de Operações Unitárias – 2019

No dia 26 de agosto de 2019 foi realizada a primeira Feira de experimentos de Operações Unitárias, do curso de Farmácia, do Campus do Araguaia.

Nesta feira, os acadêmicos de farmácia da disciplina de Física Industrial, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Boldrini,  desenvolveram e apresentaram diversos processos  empregados na produção de medicamentos, alimentos, ambiental, entre outras áreas. Os temas apresentados foram: Mecânica dos fluidos, Mistura,  Reologia, Secagem, Liofilização, Esterilização, Tratamento de água, Tamisação, Filtração, Centrifugação e  Concentração.

Cada experimento foi apresentado aos calouros do curso, através da disciplina de Introdução a Profissão Farmacêutica.  Segundo a profa. Dra. Eliane A. Suchara  “ Essa prática possibilita que os alunos do primeiro semestre, tenham contato com áreas mais específicas  e práticas do curso, promove a interação entre os estudantes, além de ser um fator motivacional  para os calouros da Farmácia”.

Segundo o acadêmico Derly Oliveira da Silva “ A dinâmica foi muito interessante para aumentar a fixação do conteúdo trabalhado em aula. Poder demonstrar o conteúdo, exemplifica, amplia o entendimento e melhora a compreensão. Também você consegue ver as aplicações no dia a dia”.

Para o encerramento da Feira, as disciplinas de Física Industrial e Introdução a Profissão Farmacêutica realizaram uma confraternização entre os acadêmicos e professores.

Visite a galeria de fotos.

SEMINÁRIOS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 2018/2

O Estágio Supervisionado III é um componente obrigatório previsto na matriz curricular do curso de Farmácia da UFMT/CUA.   Assim, na tarde do dia 03/04/2019 foi realizado o seminário de conclusão das disciplinas de ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: Análises Clínicas; Indústria de Alimentos e Indústria de Medicamentos.

Os acadêmicos de farmácia realizaram uma apresentação oral sobre o estágio realizado no semestre 2018/2, destacando as atividades desenvolvidas neste período e o conhecimento prático adquirido.

Os docentes parabenizam os acadêmicos pelas apresentações.

Confira as fotos.

CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS DO ARAGUAIA FAZ LANÇAMENTO DE DOSSIÊ COMEMORATIVO AOS 20 ANOS.

Nesta semana o curso de Farmácia, do Campus do Araguaia(CUA) e a Revista Panorâmica realizaram uma cerimônia de lançamento do dossiê comemorativo aos 20 anos da graduação em Farmácia/CUA. Estiveram presentes membros administrativos do Campus do Araguaia, docentes, técnicos e discentes colaboradores do curso.

O dossiê tem a finalidade de comemorar essas duas décadas, assim como de levar até a comunidade acadêmica uma mostra dos trabalhos  realizados em diferentes áreas de atuação do farmacêutico.  A graduação em Farmácia oferece formação em uma grande quantidade de atividades farmacêuticas, para que o aluno possa se identificar e então desempenhar suas funções com excelência.

Esta coletânea apresenta onze produções resultantes da atuação no ensino, pesquisa e extensão, de docentes e discentes colaboradores da consolidação deste curso na Universidade Federal de Mato Grosso. O dossiê está publicado na Revista Panorâmica, como Edição Especial V.1 (2018) e os artigos podem ser acessados através do endereço: http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/.

 

Visita técnica do curso de Farmácia do CUA/UFMT

Os acadêmicos do 3º ano do curso de Farmácia do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso, realizaram nos dias 11 a 14/03/2019 visitas técnicas nas indústrias de cosmético ODORATA e de produção de medicamentos CIFARMA , no Hospital de Medicina Alternativa e nos Laboratórios de análises clínicas, análises de alimentos e de medicamentos da Universidade Federal de Goiás localizados em Goiânia. Durante a visitação os estudantes foram orientados pelos supervisores das indústrias e laboratórios sobre o funcionamento dos setores visitados.

Estas visitas técnicas contribuem para a formação acadêmica e ampliam os horizontes dos alunos quanto a atuação profissional e demonstra as diferentes áreas de atuação farmacêutica.

As visitas técnicas foram acompanhadas pelos professores Danny Laura, Victor Vitorino e Wilsione Carneiro do curso de Farmácia.

 

Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia

A partir de 2019 entrará em vigor, de forma gradativa, o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia, após reestruturação em respeito à Diretriz Curricular Nacional do Conselho Nacional de Educação (CNE/RESOLUÇÃO Nº 6, DE 19 DE OUTUBRO DE 2017). De acordo com o documento, os alunos ingressantes em 2018 e 2017 poderão realizar a migração voluntária para o PPC recém-implantado.

 

O Núcleo Docente Estruturante estará disponível para consulta nos dias 26 de março, 2 e 9 de abri de 2019, entre 13:00 e 16:00 horas, na Coordenação do Curso de Farmácia, para esclarecimentos e efetuação de migração aos interessados. As informações sobre o novo PPC do curso de Farmácia encontram-se no arquivo – Minuta de Resolução Farmácia 2019

PPC – Minuta de Resolução Farmácia

Docente do curso de Farmácia do Campus Universitário do Araguaia é homenageado na Escola Estadual de Santa Juliana 1° e 2° graus em Minas Gerais.

A Escola Estadual de Santa Juliana 1º e 2° graus, localizada no
município de Santa Juliana em Minas Gerais, entregou no dia 28/11/2018
o certificado de ex aluno destaque a Wilsione José Carneiro, que é
professor e coordenador do curso de Farmácia do Campus Universitário
do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso.
O título de ex aluno destaque foi uma homenagem aos alunos que
tiveram como base de sua formação a Escola Estadual de Santa Juliana
1º e 2° graus, e que apresentam um desempenho profissional e pessoal .
A solenidade ocorreu durante a comemoração dos 57 anos da escola
pública mineira.

O professor e coordenador do curso de Farmácia Wilsione José
Carneiro recebeu o certificado da diretora da escola estadual mineira
Edna Alves Afonso, e aproveitou a oportunidade para agradecer o
reconhecimento da instituição pública estadual, a família, os amigos
mineiros e Barra Garcenses , a população de Santa Juliana, e disse que
é grato por ter estudado na escola estadual mineira e por trabalhar no
Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato
Grosso, localizada em Barra do Garças (MT).

Simpósio comemorativo de 20 anos do Curso de Farmácia – UFMT – Barra do Garças

Nos dias 05, 06 e 07 o Curso de Farmácia da UFMT de Barra do Garças
promoverá um Simpósio de integração farmacêutica denominado Sintefarma
em comemoração aos 20 anos de curso na cidade. O evento contará com
palestras, minicursos e roda de experiência.

Com o apoio do CFF (Conselho Federal de Farmácia), BarraPharma, UFMT e
os CRFs (Conselho Regional de Farmácia) do Goiás, do Mato Grosso e do
Rio Grande do Sul. Palestras como “Farmácia Estética”, “A Profissão
Farmacêutica no Mato Grosso”, “Saúde Mental: Ansiedade e Depressão em
Acadêmicos”, “Atuação do Farmacêutico na Industria”, “Vacinas: uma
Nova Possibilidade de Atuação do Profissional Farmacêutico” e uma mesa
redonda com farmacêuticos atuantes em diversas áreas. Minicursos como
“Procedimento de Aplicação de Injetáveis”, “Análise Econômica em
Saúde”, “Alimentos Funcionais “, “Práticas complementares do SUS”,
“Curso Sobre estratégias de quimioinformática aplicadas na avaliação
da segurança de novos Fármacos”, ”Uso de Animais em Pesquisa”,
“Aplicações Práticas de Ferramentas do Word – Facilitando o TCC” e
“Marketing Farmacêutico”.

Com essa troca de experiências o Sintefarma espera contribuir e
enriquecer o debate sobre a profissão na região contribuindo com a
formação profissional de acadêmicos e profissionais da área.

INSCRIÇÕES NO LINK:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewJZZVtHyQDpXSW8WIzWXHH_nwV1J9fvmOX57f8G3HVjQQQA/viewform?pli=1

Será um prazer recebê-los.

Curso de Fármacia conquista 4 Estrelas no Guia do Estudante 2018

A coordenação do curso de Farmácia parabeniza os discentes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores pela conquista das 4 estrelas no Guia do Estudante em 2018. O esforço, dedicação e trabalho de todos
vocês são essenciais para a qualidade do curso. Mais uma vez Parabéns a esta equipe do curso de Farmácia do CUA/UFMT!!!!

 

Farmácia 2018 – 4 estrelas

 

 

 

 

 

Participação do curso de FARMÁCIA-CUA na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2018

Nos dias 16 a 19 de outubro deste ano, o curso de FARMÁCIA do Campus do Araguaia (CUA) participou da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2018” cujo tema dessa edição foi “Ciência para redução das desigualdades”. Neste evento  aproximadamente 1500 alunos visitantes foram atendidos.

Acadêmicos e docentes participaram do estande do curso de FARMÁCIA-CUA na Feira de Ciências, que ocorreu no espaço Multiuso da UFMT, ao longo da semana, e também na arena do Porto do Baé, no encerramento das atividades.

Neste estande foram demonstrados experimentos, realizados pelos acadêmicos, e também algumas das possibilidades de atuação do Farmacêutico no mercado de trabalho foram apresentadas aos alunos visitantes. Algumas das atividades expostas foram: Métodos de extração de Produtos Bioativos; Conscientização ao perigo do uso do Narguilé; Avaliação antropométrica (Peso / altura / Índice de Massa Corporal / pressão arterial); Uso racional de Medicamentos; Farmacêutico na área de Alimentos e Microscopia (amostras de sangue/ teste do pezinho), entre outras.

Destaca-se que o evento foi uma ótima oportunidade para integração dos calouros, veteranos e docentes do curso de Farmácia. A participação de todos foi fundamental para o sucesso do evento.

Aproveite e visite a galeria de fotos.

Parabéns aos acadêmicos e docentes do curso de FARMÁCIA-CUA!