Os universitários das Instituições Federais de Ensino Superior podem receber bolsas e auxílios durante a graduação, desde que solicite e siga as normas de concessão desses auxílios na Universidade à qual está matriculado.

 

De acordo com Artigo 1º da RESOLUÇÃO CONSUNI N.º 05, de 05 de maio de 2010, que aprova a Política de Bolsas Estudantis na UFMT e o Decreto Lei Nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja finalidade é a de incentivar os estudantes de baixa renda a produzir conhecimento e vivenciar o espaço acadêmico da Universidade, auxiliando-os em sua permanência com sucesso na instituição, a UFMT oferece bolsas e auxílios por meio de seleção, distribuída em modalidades: Bolsa Permanência, Auxílio alimentação e Auxílio evento.

 

 

Bolsa Permanência – Estabelece estratégias e diretrizes que proporcionam, através de atividades remuneradas, o desenvolvimento acadêmico, cultural e técnico aos estudantes de baixa renda. O valor atual de remuneração mensal da bolsa é de R$ 400,00. O acadêmico bolsista deve cumprir uma carga horária de 12 horas/semanais.

 

Auxílio alimentação – Destina-se a apoiar a permanência dos estudantes na Universidade através do repasse mensal do valor correspondente ao almoço e ao jantar no Restaurante Universitário (RU). Para os estudantes dos campi da UFMT que não contam com a estrutura de restaurante, o valor será igual ao custo gênero da época. O valor atual de remuneração mensal da bolsa é de R$100,00.

 

Auxílio evento – Dá suporte aos estudantes para apresentarem trabalhos em eventos científicos no Brasil. O valor disponibilizado é o referente à passagem terrestre de ida e volta ao local do evento, a partir de solicitação do próprio acadêmico com apresentação da carta de aceite do trabalho, histórico escolar, resumo do trabalho, aval do Centro Acadêmico e da Coordenação de Ensino. No Campus Universitário do Araguaia da UFMT, o acadêmico deve procurar a Prof.ª Me. Anna Maria Penalva Mancini, Supervisora de Ensino de Graduação e Extensão do CUA/UFMT para encaminhar a solicitação de auxílio evento. Após a viagem, o acadêmico deve apresentar relatório e prestação de contas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), ficando as próximas viagens do mesmo curso condicionadas à apresentação desse relatório.

 

Mais informações sobre bolsas e auxílios

 

Segundo Edital Nº 01/PRAE/2013 – 10/05/2013, que regula a Seleção de Estudantes de Graduação Presencial para o Programa de Assistência Estudantil do ano letivo de 2013, as condições para participação no Programa de Bolsas e Auxílios da Assistência Estudantil dividem em dois eixos:

 

  • Acadêmicos que podem solicitar a participação no Programa de Bolsas Assistência Estudantil:

 

üestudante em primeira graduação, matriculados nos cursos da modalidade presencial e de oferta regular na UFMT;

üestudante com renda per capta familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

 

  • Acadêmicos que não podem solicitar a participação no Programa de Bolsas Assistência Estudantil:

 

üestudante na condição de “aluno especial”, ou seja, inscrito em cursos de extensão, disciplinas isoladas ou atividades congêneres e estudantes em segunda graduação;

üestudante desligado do Programa de Assistência estudantil, em decorrência do processo de avaliação sociopedagógica para 2013/1;

üestudante que possuir outra bolsa remunerada (Monitoria, PIBIC, PIBIT, Extensão, PET, PIBID, Tutoria, Apoio à inclusão, entre outras reconhecidas pela UFMT) ou Estágio Remunerado;

üestudante ingressante na UFMT por meio do Programa de Inclusão Indígena (PROIND) e do Programa Estudante Convênio-Graduação (PEC-G);

üestudante que estiver cursando outro curso em universidade privada (com ou sem Bolsa);

üestudante que possuir vínculo empregatício.

 

As solicitações para participação no processo seletivo de Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação, Auxilio Moradia ocorrerão no período de 20 a 26 de maio de 2013. A inscrição é realizada em duas etapas: 1) preenchimento on-line do Formulário de Estudo Socioeconômico; e 2) apresentação da documentação comprobatória para aqueles estudantes selecionados na primeira etapa.

 

 

CRONOGRAMA

 

01

Publicação do Edital da PRAE

10 de maio de 2013

02

Inscrição on-line do formulário de estudo socioeconômico

20 a 26 de maio de 2013

03

Publicação da relação dos estudantes inscritos no processo seletivo

28 de maio de 2013

04

Publicação do Edital Complementar com o resultado da 1ª etapa e convocação de entrega de documentação

31 de Maio de 2013

05

Entrega de documentação na PRAE campus Cuiabá, na SAE campus, na SAE campus Rondonópolis e SAE campus Araguaia pelos estudantes convocados na 1ª etapa

03 a 07 de Junho de 2013

06

Publicação da relação de estudantes que entregaram a documentação

11 de Junho de 2013

07

Publicação do resultado da 2ª etapa com a relação dos estudantes classificados

25 de Junho de 2013

08

Período de recurso do resultado da 2ª etapa

27 e 28 de Junho de 2013

09

Publicação do resultado final

05 de Julho de 2013

10

Reunião da PRAE/SAE com os estudantes classificados

08 de Julho de 2013

 

Se tiverem dúvidas quanto às bolsas de auxílio do Campus Universitário do Araguaia, os acadêmicos devem contatar o Prof. Me. Max Brune, Supervisor de Assistência Estudantil do CUA/UFMT (maxbrune@hotmail.com).

 

 

Ver também:

– Editais do Programa de Assistência Estudantil

Currículo Lattes

– ENADE

– Documentação

– Diploma

– Representação Discente

– Normas da UFMT

– Livros gratuitos

– Concursos literários