Orientações aos calouros do Curso de Letras

 

 

Ao ingressar na universidade, os acadêmicos têm muitas dúvidas quanto à organização e ao funcionamento da instituição. Portanto, apresentamos, abaixo, alguns procedimentos iniciais que os calouros devem seguir a fim de começarem a se organizar diante do funcionamento da UFMT:

 

1) Solicitação do Registro Acadêmico (RGA) ou Número de Matrícula

Essa solicitação pode ser feita na Seção de Registro Escolar (SRE), que é responsável pela vida acadêmica do estudante na UFMT ou na Coordenação do Curso de Letras. A SRE está localizada na Quadra 13 do CUA/UFMT e atende nos seguintes horários: de 8h às 11h30min / de 13h30min às 17h30min. A Coordenação do Curso de Letras está localizada na Quadra 17 [veja o mapa ao final desta seção] e atende pela manhã de 8h às 11h e em alguns horários no período noturno (ainda serão estabelecidos).

 

Para entender e memorizar o RGA, veja o que representa cada parte do número (ex.: 201311720001):

  • 2013 – é o ano de entrada no Curso;
  • 11 – é o código do ENEM (ainda há outros meios de ingressar nas universidades federais – cada meio é representado por um número);
  • 720 – é o código do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (CUA/UFMT);
  • 001 – é o número de acordo com ordem alfabética da turma.

 

O RGA deverá ser apresentado no cadastro dos dados para obtenção da carteira da Biblioteca, para acessar o Sistema da UFMT e para todos os demais trâmites processuais dentro da universidade (requerimento de ajuste de matrícula, declaração de matrícula, regime domiciliar, atestado de conclusão de curso, etc.) e entre as demais universidades (tanto públicas quanto privadas – por exemplo: participação em eventos em outras universidades, mobilidade acadêmica, intercâmbio, etc.).

 

2) Acesso ao Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) da UFMT

O SIGA é o sistema da UFMT que permite ao acadêmico atualizar seus dados e acompanhar o horário das disciplinas, o histórico escolar, o fluxograma (percurso de disciplinas que o acadêmico deve cursar até o término do Curso), etc. É possível acessar o SIGA, diretamente, por meio no site da UFMT, ou por meio deste site, na seção “SISTEMAS“, que disponibiliza outros sistemas da UFMT e do MEC (clique em “SIGA Avançado”).

 

A senha é a mesma que o acadêmico utilizou no SISU. Se não se lembrar da senha, o acadêmico deverá clicar em “Aluno, caso esqueceu sua senha, click aqui!” e solicitar a senha (que será enviada para o e-mail cadastrado no SISU). Depois de atualizar os dados, é preciso fechar a janela e entrar novamente no sistema para visualizar o horário, o histórico, etc. Para sair do sistema, basta fechar a janela. Obs.: O Sistema da UFMT foi desenvolvido para ser acessado por meio do Internet Explorer, portanto, é possível que os demais navegadores não permitam o acesso a todas as funções/ferramentas do sistema.

 

3) Solicitação de carteira da Biblioteca

A carteira da Biblioteca serve para fazer empréstimos de livros na Biblioteca; comprovar o RGA do estudante e comprar tíquetes-alimentação no Restaurante Universitário (RU). O calouro deverá se dirigir à Biblioteca do CUA/UFMT, que está localizada na Quadra 18 [veja o mapa ao final desta seção], preencher um cadastro e entregá-lo, também na Biblioteca, com uma foto 3×4.

 

4) Certificação na Semana do Calouro

Nos dois primeiros dias da Semana do Calouro, o calouro deve registrar sua presença, no Laboratório de Informática (sala 101), localizado na Quadra 11 [veja o mapa ao final desta seção]: no primeiro dia, o acadêmico se cadastra; e, no segundo dia, ele confirma a presença.

Esse procedimento permitirá que o acadêmico receba, posteriormente, um certificado de participação na Semana do Calouro, com carga-horária equivalente a 20 horas. Para receber o certificado, procure a Coordenação de Extensão (CODEX), localizada no mesmo prédio da SRE (sala ao lado). Obs.: Todos os acadêmicos da UFMT devem apresentar, ao final do Curso, os certificados de participação em eventos, em programas de pesquisa, de extensão ou de docência, a fim de contabilizar as horas de atividades complementares ou extracurriculares que seu curso exige. No Curso de Letras, o acadêmico deve apresentar 200 horas de atividades complementares.

 

5) Assistência Estudantil

A UFMT oferece bolsas e auxílios por meio de seleção, distribuída em modalidades. As solicitações para participação no processo seletivo de Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação, Auxilio Moradia ocorrerão no período de 20 a 26 de maio de 2013. Acesse a seção “Bolsas e auxílios” deste site para obter mais informações ou entre em contato com a Supervisão de Assistência Estudantil (SAE).

 

6) Mais informações relacionadas aos acadêmicos

Outras informações importantes, relacionadas aos acadêmicos do Curso de Letras do ICHS/CUA/UFMT, podem ser acessadas na seção “Estudante” deste site.



Calouros do Curso de Letras, sejam bem-vindos à UFMT!

 

 

 Localização:


 

 

Ver também:

– Dados e objetivos do Curso de Letras

– Ementário

– Horário Letras 2013-1

– Destaques

– ENADE

– Documentação

– Diploma

– Representação Discente

– Normas da UFMT

– Livros gratuitos

– Concursos literários