• Revista Expressão [UFMS] – Chamadas para submissão de artigos, resenhas e entrevistas (entre docentes e estudantes de pós-graduação). Prazo para submissão dos originais: 30 de março de 2014.

 

  • Revista Letras de Hoje [PUCRS] – Para este número da Letras de Hoje, a Revista convida pesquisadores a contribuírem com textos originais que tenham como foco a relação linguagem e trabalho, em especial que contemplem a interface entre os estudos discursivos e a abordagem ergológica. Também serão aceitos artigos que aprofundem uma das dimensões propostas, cujas considerações apresentem contribuições ou potencialidades de contribuições para o tema em foco. A ideia é proporcionar um espaço privilegiado de reflexão, subsidiado por teorias de base enunciativo-discursivas, como as desenvolvidas, entre outros, por Bakhtin, Maingueneau e Benveniste, e pela perspectiva ergológica, que, tendo como objeto de estudo a atividade humana de trabalho em sua complexidade, convoca uma diversidade de disciplinas, entre elas a linguística, para suas elaborações. Esperam-se textos que façam avançar as reflexões acerca dos estudos interdisciplinares e sejam sensíveis ao contexto social, cultural e político da contemporaneidade. Prazo para submissão dos originais: 15 de novembro de 2013 / Previsão de lançamento: Julho de 2014.

 

  • Revista Letras & Letras [UFU] – chamada para publicação de artigos no número temático, vol. 29, n° 2, jul/dez. 2013. TEMA: Reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa: Teoria e prática. Ementa: A publicação tem como objetivo reunir trabalhos que promovam reflexões de cunho teórico e prático sobre o ensino de Língua Portuguesa (doravante LP). Nesse sentido, intenta agregar estudos e pesquisas que: a) focalizem a formação de professores; b) tematizem as políticas institucionais de ensino de LP no Brasil e em outros países, analisando e discutindo documentos oficiais, propostas curriculares, linhas editoriais e materiais didáticos de LP; c) investiguem o funcionamento de gêneros do discurso e da língua na perspectiva dos gêneros, assumindo-os como elementos centrais nos processos de ensino/aprendizagem e como forma de inserção dos sujeitos nas práticas sociais; e d) analisem e proponham estratégias de transposição teórico-didática de mobilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino de LP. Prazo para submissão dos originais: 13 de outubro de 2103.

 

  • Revista Linguagens e Cidadania [UFSM] – A revista Linguagens e Cidadania (ISSN 1516-8492) recebe artigos inéditos para publicação (versão online) da edição de 2013. A L&C é uma revista eletrônica de periodicidade anual que abrange as seguintes temáticas: desenvolvimento das linguagens e suas práticas sociais; linguagens e movimentos sociais; linguagens e inclusão social; discurso e políticas de emancipação e afirmação; linguagens e formas de construção da subjetividade e identidade social; linguagens e consciência sócio-histórica e aspectos sociais e jurídicos da profissionalização; problemas de educação e desenvolvimento das linguagens. A revista está vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria. Prazo para submissão dos originais: 15 de outubro de 2013.

 

  • Revista Virtual de Estudos da Linguagem (ReVEL) – Volume 12, número 22, ISSN 1678-8931, Qualis B2. TEMA DA EDIÇÃO: Gramaticalização. Os artigos submetidos devem ser originais e inéditos, não podem conter qualquer tipo de ofensa ou discriminação a outras pessoas ou ideologias, não podem estar sendo submetidos simultaneamente a outros periódicos e devem se enquadrar na área específica da edição da ReVEL a que se destinam. Prazo para submissão dos originais: 30 de novembro de 2013 / Data de publicação da Revista: 25 de março de 2014.

 

  • Revista Temporis(ação) [UEG-Cidade de Goiás] – Chamadas para submissão de artigos nas áreas de Geografia, História, Letras e Educação. Os artigos podem ser publicados em um dos dois números lançados anualmente. Prazo para submissão dos originais: 30 de outubro de 2013.