A proposta do Curso de Letras é preparar os estudantes para a atuação docente (ensino), fundamentando-se nas pesquisas científicas no campo da língua/linguagem e da literatura brasileira/portuguesa e na reflexão da prática docente e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

 

Mercado de Trabalho

 

O profissional poderá:
• atuar como professor(a) de Língua Portuguesa, de Literatura e de Redação na rede pública e particular de ensino;
• atuar como pesquisador(a) de Língua Portuguesa e/ou de Literatura;
• exercer funções editoriais: revisor(a) e redator(a) de texto;
• exercer funções de consultoria linguística e literária em empresas;
• atuar como crítico literário;
• exercer funções de assessorias técnicas;
• atuar como roteirista de filmes e programas de TV, seja por meio de uma história original ou adaptada (transposição de obras literárias para o cinema ou para a televisão), considerando o seu conhecimento
linguístico e literário;
• auxiliar os trabalhos dos tradutores, no que se refere à interpretação mais adequada para o Português Brasileiro;
• atuar em outras atividades que exijam um profissional da linguagem.

 

O que estuda

 

No curso de Letras do ICHS/CUA/UFMT há três eixos de estudo:
Língua – Disciplinas que tratam da organização e do uso da Língua Portuguesa, considerando os resultados das pesquisas linguísticas quanto à formação do Português Brasileiro (PB). As propostas das disciplinas vão desde o estudo da estrutura linguística até as implicações discursivas, aspectos estes que envolvem todo o processo de interação sociocultural.
Literatura – Disciplinas que tratam do processo de constituição da Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa nos gêneros Épico, Lírico e Dramático, observando os movimentos literários, autores e obras como forma de conhecimento de culturas diversas.
Educação – Disciplinas didático-pedagógicas que auxiliam no ensino de Língua Portuguesa e de Literatura; que apresentam o cenário da educação no Brasil; e propõem discussões relacionadas às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.