Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo programa.

 

Desde 2010, o PIBID do Curso de Letras do ICHS/CUA/UFMT atua na escola, auxiliando os professores de Língua Portuguesa, por meio de várias ações desenvolvidas pelos bolsistas (oficinas, complementação de aulas, discussões e estudos com os professores e com a coordenação de área, etc.). As complementações de aulas são feitas por meio de  atividades com vídeo, data show, textos impressos, teatros, etc., considerando sempre as orientações do professor que disponibiliza a sala de aula para tal complementação. Em todas as aulas, o professor da disciplina está presente. Essa atuação dos bolsistas na escola é uma proposta elaborada pela coordenação de área, pelo supervisor e pelos bolsistas com o consentimento e apoio da escola.

 

O projeto PIBID-Letras foi elaborado e coordenado por mais de 2 anos pelo Prof. Dr. Odorico Ferreira Cardoso Neto. Por alguns meses, o Programa também passou pela coordenação da Prof.ª Me. Eloísa de Oliveira Lima e, desde agosto de 2012, o programa é coordenado pela Prof.ª Me. Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque.

 

De 2010 a 2012, o PIBID-Letras atuou na Escola Estadual Antônio Cristino Côrtes, e tinha como supervisor dos bolsistas na escola, o Prof. Esp. Edístio Alves Moreira Filho, que é professor de Língua Portuguesa na rede pública do Estado de Mato Grosso há 15 anos. Além do Prof. Edístio, as demais professoras de Língua Portuguesa da Escola, Profª. Clacyone Ferreira Da Silva Negro, Profª. Jania Mara Rodrigues Moreira e Profª. Sonia Maria Coroadinho Martins, também auxiliavam o PIBID-Letras, permitindo a atuação dos bolsistas em suas aulas e orientando a aplicação das atividades em sala.

 

Pelo fato de o PIBID-Letras já ter dado e recebido contribuições na Escola Antônio Cristino Côrtes, a coordenação de área e os bolsistas de iniciação à docência compreenderam que deveriam ir para outra escola. Considerando a sugestão/orientação do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Barra do Garças-MT, o PIBID-Letras optou por convidar a Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes para fazer parte do programa. Assim, desde fevereiro de 2013, o PIBID-Letras atua na Escola Norberto Schwantes e tem como supervisora a Profª. Esp. Adelice Coelho de Moraes, que é professora de Língua Portuguesa na Escola. Da mesma maneira, a supervisão do PIBID-Letras conta com o auxílio da Prof. Angêla, que também é professora de Língua Portuguesa na Escola.

 

Os acadêmicos que participam no programa como bolsistas de iniciação à docência são:

01. ADELIANA ALVES DE OLIVEIRA (8º semestre)

02. CLEIDIANE QUEIROZ DA SILVA (8º semestre)

03. FERNANDA MATOS MOREIRA (6º semestre)

04. GEISIANY PEREIRA DA SILVA (6º semestre)

05. GLEICIANE SILVA QUEIROZ CORREIA (8º semestre)

06. HALWILDSON MACIEL DE OLIVEIRA (6º semestre)

07. HEIDE CRISTINA COSTA SILVA (8º semestre)

08. LUANA NOBRE AQUINO DE LAVOR (6º semestre)

09. MEURILIN HIGINO DA SILVA (8º semestre)

10. VANDER SIMAO MENEZES (6º semestre)

 

Notícias relacionadas ao PIBID-Letras:

PIBID-Letras seleciona bolsistas remunerados

Escola onde o PIBID-Letras atua fica em 1º lugar em BG

CUA/UFMT realiza a II Semana Científica



Ver também:

– Monitoria

– PLI – Intercâmbio