O Laboratório de Educação Matemática “Adarcy Siqueira Paiva Miguez” – LEMA – é um espaço destinado à pesquisa na área da Educação Matemática e à produção de recursos didático-pedagógicos, como materiais manipulativos, jogos educacionais, uso das tecnologias educacionais, entre outros, para formar o Educador Matemático do qual o curso de Licenciatura em Matemática da UFMT/CUA se propõe.

O LEMA  é o local onde vários professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFMT, no Campus do Araguaia, desenvolvem atividades relacionadas aos seus vários projetos:

1) O PET Matemática (Programa de Educação Tutorial – MEC/SESU) desenvolve atividades que preservam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e conta com 12 (doze) bolsistas sob a coordenação da Professora Dra. Wanderleya Nara Gonçalves Costa;

2) O PIBID Matemática (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – CAPES) desenvolve atividade de formação docente em parceria com a Escola Estadual Irmã Diva Pimentel e Escola Estadual Maria Nazareth Miranda Noleto, ambas, de Barra do Garças – MT. O PIBID conta com 15 (quinze) bolsistas  e tem como ooedenador de área o Professor Dr. Admur Severino Pamplona;

3) O PAFEM (Programa de Apoio à Formação em Educação Matemática) – que integra a formação inicial e continuada de professores congregando as várias ações de extensão junto às escolas de Educação Básica da Região, tanto das disciplinas de estágios, do PET, do PIBID e de projetos individuais de professores do curso de Licenciatura em Matemática do CUA/UFMT. O PAFEM é coordenado pelo Prof Dr. Admur Severino Pamplona tendo como colaboradores as Professoras Wanderleya Nara Gonçalves Costa e Márcia Dias de Alencar Lima;

4) O PROGRAMA TUTORIA/Proeg, que desenvolve atividade de ensino nas áreas de conhecimento da educação básica, visando dar suporte aos estudantes de graduação e minimizar a evasão nos cursos da UFMT é coordenado pelo Professor Admur Severino Pamplona;

5) O NUPFEM – Núcleo de Pesquisas e Formação em Educação Matemática –  que desenvolve suas ações a partir da realização de atividades em seus vários projetos:

a) O Projeto de pesquisa UFMT/CNPq – O trabalho do professor de matemática e sua formação profissional – que tem como objetivo investigar e contribuir com a constituição da identidade do professor de matemática e a sua formação profissional e como lider o Professor Admur Severino Pamplona;

b) O Projeto de pesquisa UFMT/CNPq – Análise das influências dos programas extracurriculares sobre a formação dos licenciandos em matemática do CUA/UFMT, que tem como objetivo implementar ações de divulgação dos conhecimentos desses programas nos processos de formação de professores, tem como lider a Professora Wanderleya Nara Gonçalves Costa;

c) O Projeto de pesquisa UNICAMP/CNPq – Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matemática,  que visa mapear, descrever, sistematizar as pesquisas brasileiras produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino e que tem como foco de estudo o professor que ensina matemática. Pretende também descrever e compreender as problemáticas investigadas, os conceitos utilizados e as concepções epistemológicas que atravessa esse campo de pesquisa. Este projeto tem como lider o Professor Dario Fiorentini/Unicamp, como coordenadora do centro-oeste a Professora Patricia Sandalo/UFMS e resposável pelos trabalhos de Mato Grosso o Professor Admur Severino Pamplona;

d) O Projeto de Pesquisa UFMT/CNPq –  Mato grosso e a formação de professores de matemática: implicações de uma cartografia das teses e dissertações. A necessidade de aproximar pesquisa e sala de aula nos levou à questão: “quais são as análises e sugestões que os pesquisadores oferecem para a prática pedagógica de matemática nas escolas de mato grosso?”.a resposta é importante para orientar melhor nossas ações futuras, tanto junto ao pibid quanto ao curso. Este Projeto tem como líderes os professores Wanderleya Nara Gonçalves Costa e Admur Severino Pamplona.

Assim, o alcance e repercussão dos trabalhos do LEMA manifestam-se por meio das ações a serem realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, assim como na prática dos pesquisadores e nos periódicos produzidos pelo grupo como o Jornal Integração Docente (semestral) e a Revista Primeiros Escritos em Educação Matemática (anual).

Para  mais informações sobre o LEMA visite a página:

http://lemaufmt.wixsite.com/lema-ufmt-cua