HISTÓRICO

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que buscam aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010. Na Universidade Federal de Mato Grosso, o PROFMAT está presente nos campi de Cuiabá e do Médio Araguaia (Barra do Garças), desde a criação do programa.

Na Avaliação Quadrienal 2017, feita pela Capes, o Profmat manteve a nota 5, nota máxima atribuída a programas de mestrado profissional.

No âmbito da UFMT, o PROFMAT foi instituído desde a sua criação, com o ingresso de turmas desde 2011, onde o Campus Universitário do Araguaia participou com a entrada de 15 alunos em cada um dos anos 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017. No ano de 2018 contamos com 20 alunos matriculados. Atualmente, temos 37 alunos matriculados no programa, sendo oito deles em fase final de conclusão do curso. Ainda, até a presente data, foram titulados 16 mestres no Campus Universitário do Araguaia.

CORPO DOCENTE

Atualmente, o Profmat conta com os seguintes professores no Campus Universitário do Araguaia:

  1. Adilson Antonio Berlatto (atual (coordenador do Campus de Barra do Garças; doutor em Matemática/Álgebra – UnB)
  2. Carlos Rodrigues da Silva (doutor em Matemática/Geometria Diferencial – UnB)
  3. Daniel da Silveira Guimarães (doutor em Matemática/Geometria Diferencial – UFSCAR)
  4. Juan Elmer Villanueva Zevallos (doutor em Matemática/Álgebra – Unicamp)
  5. Márcio Lemes de Sousa (doutor em Matemática/Geometria Diferencial – UFG)
  6. Tibério Bittencourt de Oliveira Martins (doutor em Matemática/Otimização – UFG)

Em breve os professores abaixo relacionados farão parte do corpo docente do curso:

  1. Admur Severino Pamplona (doutor em Educação/Educ. Matemática – Unicamp)/
  2. Lívia Lopes de Azevedo (doutora em Engenharia Elétrica – UFES)
  3. Wanderleya Nara Gonçalves Costa (doutora em Educação/ Educ. Matemática – USP)

INGRESSO

O ingresso ao Profmat é feito mediante classificação no Exame Nacional de Acesso, prova de nível nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática e com ocorrência anual. As regras do exame são feitas mediante edital anual. Informações podem ser obtidas pelo link http://www.profmat-sbm.org.br/